quarta-feira, 11 de março de 2009

Saudade

Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...

Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos magoa,
é não ver o futuro que nos convida...

Saudade é sentir que existe,
o que não existe mais...

Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.

E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.



Pablo Neruda

segunda-feira, 2 de março de 2009

Deus é triste...














Deus é triste.Domingo descobri que Deus é triste
pela semana afora e além do tempo.A solidão de Deus é incomparável.Deus não está diante de Deus.Está sempre em si mesmo e cobre tudo tristinfinitamente.A tristeza de Deus é como Deus: eterna.Deus criou triste.Outra fonte não tem a tristeza do homem.

Carlos Drummond de Andrade

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Amor amigo...



Nas ondas do mar que, na areia, morrem,


Raios do luar...


Nas águas que correm,


No doce do mel,estrelas do céu.


Na felicidade na claridade,


Barco de papel.


Numa pipa no ar,rosto de criança


Ir ao céu, voar toda esperança.


Nessa verde mata queda da cascata.


Riso tão feliz todo bom matiz, o belo arrebata.


Um sonho de infância na calma do ninho.


Na paz duma estância asa, passarinho.


Em tudo na vida e também no amor.


No doce calor no abraço fraterno.


Carinho tão terno que impede uma dor.


Na voz tão serena que acalma quem chora.


Na luz mais amena que a vida decora.


Nos braços da amadana bela alvorada,


Nos sonhos risonhos nos mais belos sonhos,


No rumo, na estrada...não deixa que escuro se torne meu mundo.


Amor tão maduro maior e profundo.


Andando, comigo,não vejo perigo,


A vida se acalma inunda a minha alma,


No amor de um amor amigo!




Desconheço o autor

Aguas do rio...


... conta a lenda que tudo que cai nas águas deste rio - as folhas, os insetos, as penas das árvores, se transforma em pedras do seu leito, Ahh, quem dera se eu pudesse arrancar o coração do meu peito e atira-lo na correnteza e então, não haveria mais dor, nem saudade, nem lembranças...


Desconheço autor

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A Companhia...



“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.
Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.
Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!
E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho?
Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se.
Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.”


Eclesiastes 4.9-12

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Depois da tormenta o arco-íris ...



Depois das piores tempestades o sol é celebrado como nunca.

O valor de um dia iluminado é percebido com mais intensidade depois da escuridão.

E quanto mais aterrorizante a escuridão, mais linda fica a luz.

A libertação é resolver uma situação. Uma situação de dor, de amor, do que for...

Assim, a vista daquela janela linda continua, pois a janela permanece aberta.

Mas nosso medo de perdê-la faz com que muitas vezes não abramos as outras janelas, perdemos outra vista, quem sabe até mais linda, por insistir na mesma janelinha de sempre...E eu, essa criatura perdida que busca paz de espírito, percebo que está longe do sofrimento acabar, mas que o momento de respirar acontece e o ar que entra vale por todo o tempo sufocado.

E estamos aqui pra isso mesmo...Hoje só tenho uma coisa a dizer... como é bom respirar e ver a luz, mesmo que de relance, mesmo que por um instante...

e nada melhor do que nos bons e nos maus momentos lembrar que "isso também passará..."!


(Desconheço o autor)

Luz e Tormentas...




Enquanto ouvia uma tempestade a cair, fui pensando que a vida de tão igual a esta tormenta acaba nos deixando á mercê desses sentimentos em contramão. Se num dia sou luz e calor do sol…me aqueço e irradio calor e luz, no outro dia sou nuvens ventos e raios que se fazem caminhos entre labirintos a descarregar angústias , incertezas e desesperanças que deixam uma espécie de vazio num céu cinza da alma, onde ja sinto a névoa que desce sobre minha vida solitária e lutadora.
Percebo então que o sentimento que criou esta nuvem, não a fez para ser uma tormenta, porém uma saída …Os sentimentos nunca estão na contramão…eu os dirijo…


Se sou luz e calor…posso então ser trevas e friamente produzir caláfrios e tremores…depende da escolha e do estado de espírito.Quando posso sentir a incerteza das coisas, a desesperança pelo desconhecido amanhã, a angústia pelo que desejo e não possuo, e desfaço esses sentimentos em tormentas e tempestades…neste instante a alma que vazia se debatia em céus acizentados encontra nos labirintos da existência caminhos para seguir…e assim se esvair.


A alma que se debatia entre rajadadas de ventos gélidos …agora renasce entre as nuvens…mostra sua força interior…


Lá no final do labirinto da alma um arco-íris se faz colorir pelas sete cores e cada tom…um calor que se agrupam e assim vai aquecendo o espírito lutador que trago comigo…


Agora já se fez gigante este arco…O calor que dele emana pode até alcançar você…
Irradio então luz e calor…porém percebo…este mesmo calor irá transformar céus claros em lindas e assombrosas tormentas…Eu sei…






Belita Mell

Floquinhos Brancos...







Num céu azul claro…muito suave as nuvens se deslizam sobre esse infinito e suave azul.


Parecem floquinhos de algodão…muito brancos e até parecem querer saltitar ao além…


Eis que desponta a primeira estrela …e trás um brilho intenso de prata muito suave também…Seria meu coração responsável por essa paz? tanta e tamanha paz! Sei que se eu olhar mais atentamente aqueles floquinhos esvoaçantes no céu…talvez estejam a esconder um Anjo Azul…


Belita Mel

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Processado por amor...



Você chegou como quem nada quer
Me provocando com seu seduzir...
Não tive chance pra me defender
Não adiantava nem querer fugir...


Sem reagir, tentei me esconder...
Do seu sorriso não pude escapar
Numa cilada caí sem perceber
Sou prisioneiro por me apaixonar



Como cigana, lê meus pensamentos
Já tomou conta dos meus sentimentos
E me condena lhe fazer amor, a todo momento...


Todas as provas são tão evidentes...
Mas você nega que eu sou inocente...
E me declara cupado de amor, por ser tão carente...


Eu fui vencido pelo seu olhar
Aprisionado por me apaixonar
Fui processado por amor e amar,
É o meu castigo...





Amado Batista

Se cada dia cai...















Se cada dia cai, dentro de cada noite,


há um poço


onde a claridade está presa.



há que sentar-se na beira do poço


da sombra


e pescar luz caída


com paciência.



Pablo Neruda

Nos Bosques,Perdido...


Nos bosques, perdido, cortei um ramo escuro

E aos labios, sedento, levante seu sussurro:era talvez a voz da chuva

chorando, um sino quebrado ou um coração partido.

Algo que de tão longe me parecia oculto gravemente,

coberto pela terra,um grito ensurdecido por imensos outonos,

pela entreaberta e úmida treva das folhas.

Porém ali, despertando dos sonhos do bosque,

o ramo de avelã cantou sob minha boca

E seu odor errante subiu para o meu entendimento

como se, repentinamente, estivessem me procurando

as raízesque abandonei, a terra perdida com minha infância,

e parei ferido pelo aroma errante.

Não o quero, amada.Para que nada nos prenda

para que não nos una nada.Nem a palavra que perfumou tua boca

nem o que não disseram as palavras.

Nem a festa de amor que não tivemos

nem teus soluços junto à janela…



Pablo Neruda

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Metade



Osvaldo Montenegro



Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio.Que a morte de tudo em que acredito não me tape os ouvidos e a boca, pois metade de mim é o que eu grito a outra metade é silêncio.Que a música que ouço ao longe seja linda ainda que triste.Que a pessoa que amo seja pra sempre amada mesmo que distante, pois metade de mim é partidaa outra metade é saudade.Que as palavras que falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor apenas respeitadas como a única coisa que resta a alguém inundado de sentimentos, pois metade de mim é o que ouço e a outra metade é o que calo.Que a minha vontade de ir embora se transforme na calma e paz que mereço.Que a tensão que me corrói por dentro seja um dia recompensada,porque metade de mim é o que penso a outra metade um vulcão.Que o medo da solidão se afaste e o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.Que o espelho reflita meu rosto num doce sorriso que me lembro ter dado na infância, pois metade de mim é a lembrança do que fui a outra metade não sei.Que não seja preciso mais do que uma simples alegria pra me fazer aquietar o espírito e que o seu silêncio me fale cada vez mais, pois metade de mim é abrigo e a outra metade é cansaço.Que a minha loucura seja perdoada pois metade de mim é amor e a outra metade também!




Não perca o otimismo, mesmo sabendo que o futuro pode não ser tão alegre; Não perca a vontade de viver, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa; Não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que inúmeras forças queiram que você caia; Não perca a razão, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas; Não perca o amor por sua família, mesmo sabendo que ela muitas vezes te exigirá esforços incríveis para manter a harmonia; Não perca a vontade de doar um enorme amor que existe em seu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será subestimado e até rejeitado; E, acima de tudo, jamais se esqueça Deus te ama infinitamente. Um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois.A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR!"Carpe Diem!!!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Como um vento na floresta.




Como um vento na floresta.
Minha emoção não tem fim.
Nada sou, nada me resta.
Não sei quem sou para mim.


E como entre os arvoredos
Há grandes sons de folhagem,
Também agito segredos
No fundo da minha imagem.


E o grande ruído do vento
Que as folhas cobrem de som
Despe-me do pensamento :
Sou ninguém, temo ser bom.


Fernando Pessoa

sábado, 31 de janeiro de 2009

Camões

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades;
Mudam-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudanças,
tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades diferentes,
em tudo da esperança;
do mal ficam as mágoas na lembrança
e do bem( se algum houve...) as saudades."
Camões

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Cantando na chuva...


Assim como esta chuva, que mansamente cai em gotas frias e brilhantes no telhado, muitas vezes vemos a nossa vida brilhar e cair...brilhar e cair...insensante. Mas o frio que sentimos certos momentos da vida, é muito mais gélido, nos crava a alma de angustiados pensamentos e nesta busca por explicações vamos vivendo entre sonhos e realidades.
Quando ouço silenciar as gotas de brilhantes ...vou até minha janela e busco agora nas estrelas uma forma de sonhar outros mundos mais calorosos. E nos raios brilhantes que cada estrela lança em direção á terra começo a imaginar então que talvez seja em minha direção que esses brilhos trazem os mais suaves e exóticos sonhos...e de mãos dadas com a euforia deste momento, projeto os mais loucos pensamentos na diração de você...que tão distante como as estrelas talvez agora esteja coberto deste mesmo brilho intenso e ao mesmo tempo pálido das estrelas.

Belita Mell